AgroBrasília 2019: Conab realiza oficinas sobre políticas e programas de apoio

Os programas e políticas públicas executados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão sendo apresentados aos visitantes da 12ª edição da AgroBrasília. Durante o evento, a Conab realiza uma série de palestras e oficinas sobre as ferramentas de apoio para diversos públicos, tanto do agronegócio quanto de pequenos agricultores.

Uma delas explica como funciona o Sistema Eletrônico de Comercialização, utilizado pela Companhia para leilões públicos e privados (terceiros), com interligação simultânea às Bolsas de Mercadorias. Já o público de extrativistas, por exemplo, pode saber mais sobre o apoio da Política de Garantia de Preços para os produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), um incentivo econômico no qual a Conab complementa o valor obtido com a comercialização dos produtos extrativos quando comprovada a venda por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.

Os pequenos criadores de animais também tem vez, ao conhecer o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), pelo qual poderão comprar milho a preços compatíveis com os praticados em pregões públicos ou com os mercados atacadistas locais. O milho é principal produto usado na ração animal e a média de preços garantida no programa assegura o suprimento regular dos insumos em inúmeras propriedades rurais de pequeno porte.

Já os agricultores familiares podem buscar informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e todas as modalidades existentes, que tem como objetivo o apoio à comercialização da produção, garantindo renda ao produtor ao mesmo tempo em que combate a situação de insegurança alimentar e nutricional. A feira também é um momento para os pequenos produtores tirarem dúvidas sobre as mudanças nos normativos do programa.

Programas da Conab

O portfólio de atuações da Conab no setor agropecuário e de ações executadas para garantir o apoio ao agricultor e o abastecimento do país está presente na AgroBrasília.

No estande da Conab, técnicos da Companhia fazem o atendimento aos produtores e ao público visitante da feira. Uma oportunidade oferecida no local, é que também será possível realizar a inscrição no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), registro eletrônico exigido em todos os programas executados pela Companhia.

Quem passar pelo estande da Conab na AgroBrasília 2019 também pode conhecer um pouco mais sobre as metodologias adotadas na apuração de informações sobre estoques, preços dos produtos, levantamentos de safra, entre outros dados. A Companhia ainda está realizando oficinas sobre os programas e as políticas públicas de apoio executadas pela estatal. A programação das palestras conta com ações voltadas tanto ao agronegócio quanto à agricultura familiar.

De acordo com o presidente da Conab, Newton Júnior, a presença no estande da feira promove o contato da empresa com seus grupos de atendimento e ainda favorece escutar as demandas.“A AgroBrasília tem atraído cada vez mais produtores de outros estados, o que facilita o contato e aproximação com nossos diversos públicos”, ressalta Newton. “A intenção é ampliar a geração de informações para que eles possam tomar as melhores decisões, contribuindo assim com o desenvolvimento agropecuário e de abastecimento”.

AgroBrasília

A feira integra o calendário dos grandes eventos do agronegócio brasileiro. A expectativa para esta edição é de uma movimentação de R$ 1,5 bilhão em negócios, superando o volume alcançado em 2018 que foi de R$ 1,1 bilhão, uma visitação de cerca de 120 mil pessoas.

Serviço: AgroBrasília 2019

  • Parque Ivaldo Cenci – PAD/DF – BR 251 – Km 5
  • Brasília (DF) / Unaí (MG)
  • até 18/05
  • entrada franca
agrobrasilia
Foto: Divulgação / AgroBrasília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s