Curtas: vacina contra aftosa, safra de grãos, desenvolvimento da bioeconomia e abastecimento de água no Maranhão

1. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento definiu que em maio de 2019 começará a ser aplicada a vacina contra a febre aftosa de 2 ml’s. Todo o calendário de vacinação deste ano segue sem mudanças, em maio e em novembro, com a vacina de 5 ml’s. A forma de aplicação do produto, no entanto, deverá ser preferencialmente subcutânea e não intramuscular, já a partir da primeira fase de vacinação, para maior eficiência do produto e para evitar perdas no abate.

2. A Conab realiza, nesta quinta-feira (08/02), coletiva de imprensa para divulgação do 5º Levantamento da Safra de Grãos 2017/2018. O anúncio será no auditório da Companhia, em Brasília, às 9h.

3. O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visita nesta quinta-feira (08/02) a feira Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). Na ocasião, serão assinados contratos de pré-custeio do Banco do Brasil e um protocolo de intenções para melhoramento genético de tilápia.

4. O edital de chamamento público para a seleção da instituição que irá coordenar os projetos de Pesquisa & Desenvolvimento do Programa Prioritário de Bioeconomia foi um dos temas debatidos na 54ª Reunião Ordinária do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, realizada na sede da SUFRAMA. O programa consiste no desenvolvimento de soluções para a exploração econômica sustentável da biodiversidade, abrangendo: prospecção de princípios ativos e novos materiais a partir da biodiversidade amazônica; biologia sintética, engenharia metabólica, nanobiotecnologia, biomimética e bioinformática; processos, produtos e serviços destinados aos diversos setores da bioeconomia; tecnologias de suporte aos sistemas produtivos regionais ambientalmente saudáveis; tecnologias de biorremediação, tratamento e reaproveitamento de resíduos; negócios de impacto social e ambiental; e o estabelecimento ou aprimoramento de Incubadoras e Parques de Bioindústrias.

5. Comunidades quilombolas e acampados da reforma agrária do Distrito Federal e entorno receberão, neste mês, da Conab, um total de 3.629 cestas de alimentos para garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias. A ação é fruto de uma parceria com Ministério do Desenvolvimento Social, por meio de demandas da Fundação Cultural Palmares e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

6. A Agrinos, líder global em insumos biológicos para a agricultura, obteve investimentos de capital acionário de US$ 15 milhões para estratégia de crescimento. Os recursos serão usados para ampliar as vendas em localidades geográficas essenciais, e também para pesquisa e desenvolvimento, visando aperfeiçoar o fluxo de produtos.

7. A Codevasf inaugurou um Sistema Simplificado de Abastecimento para amenizar o problema de escassez de água em comunidades rurais do Maranhão. Cerca de 30 famílias do Povoado Lagoa, no município de Matões do Norte, foram beneficiadas com a instalação de um poço tubular, casa de bomba, reservatório e ligações domiciliares. Já está autorizado o início das obras de outros sistemas similares em quatro povoados localizados nos municípios de Amarante do Maranhão, Senador La Roque, Barra do Corda e São Domingos do Maranhão.

189ad706dc444c5174ff2663f440c129

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s