Agricultores, produtores rurais e entidades do setor acompanharam o lançamento do Plano Safra Brasília 2016/2017. No total, 352,5 milhões de reais serão disponibilizados para o desenvolvimento rural da região.
O coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Distrito Federal, Adaildo Porfírio, afirmou que os recursos são fundamentais para os trabalhadores rurais. Opinião compartilhada por Lúcio Pereira, presidente da Cooperativa Agropecuária de São Sebastião, região administrativa de Brasília. Pereira, que assumiu recentemente a entidade após o afastamento do antigo presidente, afirma que sem o incentivo de crédito, a existência da cooperativa está ameaçada.
267,7 milhões de reais estão destinados ao crédito rural. Do Governo Federal, 249,6 milhões serão para pequenos e médios produtores e para a agricultura empresarial, e 9,2 milhões serão para a agricultura familiar. Do Governo do Distrito Federal, 8,9 milhões vão para o crédito e microcrédito. Outros 84,8 milhões vão para o desenvolvimento rural, para áreas como fomento, infra-estrutura, assistência técnica, abastecimento e comercialização.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, Emater/DF, lançou – durante a cerimônia – o programa Jovem Empreendedor Rural, que busca fomentar perspectivas de geração de renda aos moradores do campo que têm entre 15 e 29 anos. O programa ‘Associar e Cooperar’, gerenciado também pela Emater/DF, também foi lançado durante o evento. A iniciativa busca promover o fortalecimento de aspectos do cooperativismo e associativismo em 4 associações de produtores rurais selecionadas pelo governo.
Também foi anunciado o envio à Câmara Legislativa de um Projeto de Lei que busca efetivar a regularização fundiária das terras públicas utilizadas por produtores rurais em todo o Distrito Federal. Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, esse PL – se aprovado – dará segurança jurídica aos produtores, permitindo que eles continuem “alimentando o campo e a cidade”.