Estudos relacionados à inteligência e gestão territorial são entregues ao Ministério da Agricultura

A Embrapa Monitoramento por Satélite entregou dois estudos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento voltados à inteligência e gestão territorial estratégica. Um dos trabalhos trata da repartição territorial do valor da produção agropecuária no Brasil. A pesquisa, realizada com base em médias móveis trienais, envolveu o estudo territorial de mais de uma centena de cadeias produtivas em todo o país.

Para cada Estado da Federação, foi calculada a contribuição das principais cadeias produtivas na composição do valor total da produção agropecuária, identificando a parcela devida à produção vegetal e animal. Os bancos de dados estruturados serviram também à elaboração, para cada Estado, de mapas com a repartição do valor da produção agropecuária por microrregião.

Maranhão

Outro trabalho entregue ao Mapa é o estudo numérico e cartográfico sobre o quadro agrário do Estado do Maranhão, em bases territoriais e temporais. Além da caracterização das áreas protegidas do Estado, o estudo teve como foco a situação de 1.013 assentamentos agrários (24% dos existentes no Nordeste), que reúnem 130.847 famílias de agricultores e ocupam 4.716.566 hectares (cerca de 44% da área dos assentamentos existentes no Nordeste). A ausência de titulação para os assentados da reforma agrária é um desafio ao desenvolvimento humano e socioeconômico, em que pese 87% das famílias no Estado do Maranhão terem sido assentadas há mais de 10 anos. Sem o título formal da terra torna-se difícil, por exemplo, a obtenção de crédito e a transmissão dos bens construídos para os filhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s