Produção de café da América do Sul representa 46% da safra mundial

A produção de café na América do Sul foi estimada em 77,47 milhões de sacas de 60kg, volume que representa 46% da safra mundial do ano-cafeeiro 2021-2022. Os cinco maiores países produtores de café da América do Sul são: Brasil, cuja produção anual representa em média 76% da safra dessa região; seguido pela Colômbia, 17%; em terceiro, Peru com 5%; na quarta posição, vem a Venezuela com 1%; e, em quinto, o Equador (1%). Os demais países da América do Sul correspondem a menos de 1% da produção de café da região.

Em relação às exportações de café da América do Sul, no acumulado de cinco meses seguidos, no período de outubro de 2021 a fevereiro de 2022, as vendas aos países importadores totalizaram 24,99 milhões de sacas, volume que registrou uma queda significativa de 14,5% em relação ao mesmo período anterior, que foi de aproximadamente 28,61 milhões de sacas.

Neste contexto, vale destacar que as exportações do Brasil e da Colômbia tiveram redução expressiva no período desta análise. Nesse caso, as exportações dos Cafés do Brasil diminuíram 20,3%, ao atingirem o total de 16,98 milhões de sacas, haja vista que no mesmo período anterior foram exportadas 21,31 milhões de sacas. E as exportações da Colômbia também foram reduzidas nessa mesma base comparativa em 10,5%, com a venda de 5,34 milhões de sacas. Assim, verifica-se que a exportação desses dois países, que são os maiores produtores da América do Sul, representou em torno de 90% das vendas da região.

Os dados e números desta análise foram obtidos do Relatório sobre o mercado de Café março 2022, da Organização Internacional do Café – OIC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.