IBGE prevê aumento de 4,5% na safra 2020 de grãos no DF

A estimativa de junho de 2020 para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas, no Distrito Federal, foi de 863,9 mil toneladas, o que representa um aumento de 4,5% em relação à safra 2019 (826,9 mil toneladas). Em relação à estimativa dos últimos meses – março, abril e maio – de 860,9 mil toneladas, houve variação positiva de 0,35%. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo IBGE.

Na estimativa de junho, milho e soja, destaques no Distrito Federal, representam 89,9% da produção de grãos no DF e respondem a 83,7% da área a ser colhida. Em relação à safra de 2019, a estimativa de produção é de queda de 4,8% na 1a safra do milho e de 1% na 2a safra do produto. Para a soja, estima-se aumento de 11,3% da produção.

De acordo com o supervisor estadual de pesquisas agropecuárias, Elton Mendes Fior, o milho (1ª safra) está cedendo cada vez mais área para a soja. A safra 2019/2020 apresenta a menor área desde a safra 2016/2017. E a segunda safra do milho também perdeu espaço para o sorgo, devido ao estreitamento da janela de produção, ou seja, do período ideal de plantio. “O sorgo geralmente é o uma cultura de difícil previsão, que o produtor opta quando já não é mais possível plantar milho. Porém, prevendo o encurtamento da janela, os produtores se adiantaram. Por isso, a previsão é de aumento de mais de 58% da área em relação ao ano anterior e, consequentemente, aumento na produção”, disse ele.

O Distrito Federal se destaca nas estimativas de rendimento médio de diversos produtos das lavouras quando comparado com outras Unidades da Federação. Estima-se, para 2020, produções de 9.500 quilograma por hectare na 1ª safra de milho, ficando atrás apenas do Paraná (10.024 kg/ha), e de 7.000 quilograma por hectare na 2a safra do produto, a frente de grandes produtores como Goiás (6.199 kg/ha) e Mato Grosso (6.041 kg/ha). Na estimativa da soja, o DF ficou em primeiro lugar, com 3.900 quilograma por hectare.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.