ICMBio lança guia para manejo florestal comunitário

com informações do ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o Guia para o Manejo Florestal Comunitário em Unidades de Conservação de Uso Sustentável na Amazônia.

O guia, elaborado pela equipe da Coordenação Geral de Populações Tradicionais, pertencente à Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CGPT/DISAT), orienta a elaboração participativa de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) Comunitário em Unidades de Conservação de Uso Sustentável na Amazônia (Reservas Extrativistas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Florestas Nacionais) de forma a unir o conhecimento tradicional, técnico e científico com as normas estabelecidas para o manejo sustentável da floresta.

A publicação apresenta informações necessárias sobre o assunto, normativas, planejamento, técnicas adequadas para uso sustentável da floresta aliado aos princípios de conservação e comercialização dos produtos florestais.

“A venda da madeira de forma legalizada é geração de renda para as populações tradicionais e uma forma de dar dinamismo econômico para a região”, analisa o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira.

Floresta Nacional de Carajás
Flona de Carajás (Foto: João Marcos Rosa / Divulgação)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s