Rota da Fruticultura chega à região do Cariri (CE)

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) avança na implementação de mais um polo de fruticultura para incentivar o desenvolvimento regional no interior do Ceará, a partir da geração de emprego e renda. Na próxima semana, será realizada a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Polo da Fruticultura – Cariri/Centro Sul, na cidade do Crato. Já são mais de 29 municípios envolvidos, com destaque para o cultivo de 20 frutas.

Durante o encontro, serão discutidas estratégias e ações para a estruturação da cadeia produtiva da produção de frutas na região. Também será elaborada a carteira de projetos e o comitê gestor do Polo será oficializado. Além de palestras e dinâmicas de planejamento, os participantes terão atividades de campo, onde conhecerão as técnicas da fruticultura, tais como irrigação, colheita, poda, entre outros temas.

A ação contribui, também, na melhoria da quantidade e qualidade nos produtos brasileiros, oferecendo mais condições aos agricultores atenderem as demandas dos mercados nacional e internacional. A Rota da Fruticultura já foi implementada no Polo de Palmeira dos Índios, em Alagoas, com mais de 100 municípios e 19 frutas elencadas como prioritárias.

São parceiros da iniciativa no estado do Ceará a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS), a Prefeitura Municipal do Crato e o Instituto Flor do Piqui.

Rotas da Integração Nacional – Os Polos de Fruticultura fazem parte das Rotas da Integração Nacional, que são redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, a partir da coordenação de ações coletivas e iniciativas de agências de fomento. Atuam de acordo com diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e são parte das estratégias do MDR para a inclusão produtiva e o crescimento econômico e social das regiões atendidas.

Serviço:

1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Polo da Fruticultura – Cariri/Centro Sul

Data: de 22 a 24 de julho de 2019

Local: Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Crato – Crato – CE

Endereço: CE-292 – Km 15 – Bairro Gizella Pinheiro

Frutas-Gerais1.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s