Nokia se junta à ConectarAGRO para levar acesso a mais de 500 mil agricultores brasileiros através de tecnologias IoT e Agricultura 4.0

A Nokia anunciou a participação na iniciativa ConectarAGRO para promover conexões e soluções inovadoras para o setor de agronegócios brasileiro. O projeto foi criado por companhias líderes no segmento como CNH, AGCO, Bayer, Jacto, Solinftec e Trimble, além das líderes em telecomunicações Nokia e TIM. A ConectarAGRO vai proporcionar conectividade aos cerca de 93% de agricultores brasileiros que não dispõe de acesso a serviços de banda larga em suas propriedades. A Nokia vai contribuir com a infraestrutura de tecnologia que permite a TIM oferecer cobertura 4G e suportar IoT e novas tecnologias agrícolas de precisão que irão impulsionar a produção e atender a crescente demanda por alimentos.

Atualmente, a cobertura de banda larga sem fio em áreas rurais do Brasil é incipiente (menos de 7%). As empresas apoiando a iniciativa ConectarAGRO vão contribuir para que 500 mil agricultores brasileiros conectem suas frotas agrícolas, utilizem robôs, instalem sensores de temperatura e umidade e permitam coberturas de imagens aéreas de drone e GPS – aumentando a produtividade em fazendas de soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e diversas outras colheitas enquanto, simultaneamente, reduzem o consumo de combustível, o uso de inseticidas e o desperdício de água com irrigação. A iniciativa trará um desenvolvimento significativo ao setor de agronegócios do país, que compôs 23,5% do PIB nacional e correspondeu a quase 80% do crescimento do indicador em 2017.

Como parte de sua contribuição para a iniciativa ConectarAGRO, a Nokia vai desenvolver e oferecer soluções para o setor de agronegócios e Agricultura 4.0. As soluções de banda larga sem fio da Nokia incluem linhas 4G/LTE e 5G, além de tecnologias via satélite e microondas. Estas medidas vão proporcionar uma poderosa plataforma de conectividade que dará suporte as avançadas soluções de IoT que potencializam o uso eficiente de recursos e aumentam a produtividade dos agricultores. A Nokia é, atualmente, a única fornecedora de infraestrutura de conectividade contribuindo com a ConectarAGRO e planeja expandir as atividades para outras áreas rurais na América Latina e no mundo.

“A iniciativa ConectarAGRO permite uma abordagem coordenada para facilitar o desenvolvimento destas tecnologias agrícolas de precisão aos agricultores brasileiros. Esta proposta vai incentivar a inovação e a criação de um ecossistema de empresas que podem apoiar a transformação digital do agronegócio no Brasil. A equipe da Nokia está muito satisfeita em ajudar a concretizar a Agricultura 4.0 para os agricultores brasileiros”, disse Luiz Tonisi, Diretor de Negócios e Operações da Nokia Brasil.

Este acordo complementa o trabalho que a Nokia já implementa no âmbito de IoT com o recente lançamento de pacotes de IoT verticais para gestão agropecuária. Estas soluções verticais são oferecidas na Rede Mundial de IoT da Nokia (WING), que vem ganhando interesse e demanda de consumidores na América do Sul.

Captura_de_pantalla_2018-03-31_a_las_12.36_.51_
Nokia fornecerá produtos e serviços de microondas, satélite e 4G em colaboração com a operadora brasileira TIM
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s