Oxitec assina novo Acordo Plurianual de Desenvolvimento para aplicar tecnologia de 2ª geração para controle da lagarta-falsa-medideira

Oxford – Reino Unido – PRNewswire

Oxitec Ltd., uma empresa de biotecnologia com sede no Reino Unido pioneira no uso de insetos geneticamente modificados para controlar mosquitos transmissores de doenças e pragas agrícolas e uma subsidiária integral da Intrexon (NASDAQ: XON), anunciou a assinatura de um novo contrato plurianual com um colaborador para desenvolver uma lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens) autolimitante com o objetivo de suprimir esta praga agrícola encontrada em todas as Américas.

A lagarta-falsa-medideira ameaça principalmente a soja, mas também ataca várias outras culturas como algodão, batata doce, amendoim, alface, ervas, tomate e tabaco, entre outras. Historicamente este tem sido um inseto difícil de controlar devido à sua crescente resistência a inseticidas. Além disso, cada fêmea adulta pode depositar até 700 ovos em sua vida, permitindo que um pequeno número de insetos cresça exponencialmente em um período curto de tempo. A lagarta-falsa-medideira autolimitante da Oxitec aproveitará as vantagens e os benefícios da tecnologia de 2ª geração da Oxitec como parte do compromisso da companhia com o avanço de um novo padrão global para o manejo seguro de pragas-alvo usando insetos autolimitantes.

“A lagarta-falsa-medideira é uma ameaça a diversas culturas nas Américas, especialmente no Brasil e nos EUA, onde as ferramentas de controle atuais estão sob pressão. É necessário implantar rapidamente tecnologias novas, seguras e direcionadas especificamente às espécies alvo”, afirmou Grey Frandsen, CEO da Oxitec. “Nossa abordagem biológica direcionada oferece a oportunidade de suprimir essa importante praga agrícola, evitar perdas generalizadas nas colheitas e, talvez o mais importante, complementar as mais novas gerações de métodos valiosos de controle de pragas.”

À medida que a necessidade de aumento da produtividade agrícola aumenta, aumenta também a necessidade de novas soluções de gerenciamento de pragas. A abordagem da Oxitec tem o potencial de combater insetos que desenvolvem resistência tanto a métodos mais novos quanto aos métodos tradicionais de controle de insetos.

“Os produtores estão enfrentando desafios complexos, que incluem o aumento das populações de pragas, a resistência crescente destas pragas e a demanda por mais eficiência na produção”, disse Kelly Matzen, Ph.D., Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Oxitec. “Prevemos que nossa lagarta-falsa-medideira autolimitante oferecerá aos produtores uma opção nova e eficaz de manejo que ajudará a proteger seus rendimentos, reduzindo as perdas e assegurando que métodos tradicionais e novos de proteção de cultivos permaneçam eficazes.”

A abordagem autolimitante da Oxitec utiliza sua técnica patenteada de genética de precisão para incorporar propriedades autolimitantes a pragas agrícolas, mosquitos e outros insetos, fornecendo aos agricultores ferramentas seguras e eficazes para combater insetos destruidores de colheitas e vetores de doenças. Com a tecnologia de segunda geração, os insetos são projetados para permitir maior escalabilidade e economia para os usuários finais.

Com este anúncio, lagarta-falsa-medideira autolimitante se une a uma linha de insetos que a Oxitec está desenvolvendo globalmente para proteção de culturas agrícolas. A plataforma de tecnologia autolimitante da Oxitec já foi testada em todo o mundo em ensaios de campo contra as principais pragas agrícolas, e demonstrou suprimir as populações de insetos alvo em estudos realizados em colaboração com acadêmicos e outros parceiros. Em alguns casos, como na fruticultura, a qualidade da safra aumentou, o que é promissor para incrementos no rendimento da produção.

 

Oxitec Logo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s