Prêmio New Holland de Fotojornalismo apresenta os vencedores da 13ª edição

A 13ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo reuniu, em Curitiba no último dia 25/03, a Comissão Julgadora composta por cinco profissionais reconhecidos no fotojornalismo e do setor agrícola, para a seleção das imagens vencedoras desta edição. Foram recebidas 3.040 fotografias das 25 mil inscrições de diversos países da América do Sul, que concorreram nas categorias “Profissional” e “Aficionado” (amador).

Os fotógrafos Rafael Sampaio Martins (Brasil) e Jorge Gastón Gándara (Argentina) venceram na categoria “Profissional” do 13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. A entrega dos prêmios de R$ 15 mil para cada um dos vencedores será em maio. Elias Rodrigues de Oliveira e Gustavo Pereira Castro, do Brasil, venceram na categoria “Aficionado” (amador) e levarão R$ 5 mil cada um.

Além da escolha e premiação das quatro melhores fotografias (duas na categoria profissional e duas na categoria amador), o júri selecionou 30 imagens, de cada categoria, para compor uma exposição fotográfica itinerante, que percorrerá diversos espaços culturais no Brasil, Colômbia e Argentina. No Brasil, a exposição acontecerá em Curitiba, Petrolina, Cuiabá e Pernambuco.

“O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um registro do que o campo tem de mais forte, como uma produção de qualidade, tecnologia e inovação. É um orgulho termos um volume cada vez maior de inscritos e com uma qualidade técnica excepcional”, afirma Alexandre Blasi, diretor de Mercado Brasil da New Holland Agriculture. Em 12 anos de concurso foram inscritas cerca de 21 mil imagens e realizadas 190 exposições em 105 cidades de cinco países, para um público de 500 mil pessoas.

“Através do patrocínio ao Prêmio New Holland de Fotojornalismo não buscamos apenas promover a cultura no Brasil, mas também valorizar o campo, a produção e o fruto do trabalho árduo, sob um olhar poético, que retrata a beleza em uma paisagem ou a história contada pela lente de uma câmera fotográfica”, diz Marianna Fernandes, gerente de Marketing e Comunicação do Banco CNH Industrial.

Sobre o Prêmio New Holland de Fotojornalismo

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland Agriculture e pelo Banco CNH Industrial, com realização da Mano a Mano Produções Artísticas. Criado com o objetivo de valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos, o projeto passou a premiar também fotógrafos não profissionais — pessoas aficionadas pela fotografia. Inicialmente restrito ao Brasil, o concurso foi ampliado primeiramente para o Mercosul e, ao completar dez anos, para toda a América do Sul, tornando-se o principal concurso fotográfico desses países. Além da premiação, o projeto realiza exposições fotográficas itinerantes pelas cidades dos países participantes.

unnamed (1)
Foto vencedora do Prêmio Especial: Máquinas Profissional (Foto: Jorge Gándara/Divulgação)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s