Cuidados com o solo podem impactar positivamente na produção de frutas

com informações da SulGesso e da AgroUrbano Comunicação

Boas práticas agrícolas vêm sendo cada vez mais adotadas pelo fruticultor brasileiro. Com a busca por uma produção sustentável, preservando ao máximo os recursos naturais e aliando a tecnologia à consciência ecológica, o produtor vem posicionando os cuidados com a nutrição do solo como fundamentais para o bom desempenho dos pomares.

Estudos apontam que o sucesso de um pomar está relacionado ao processo de sua implantação, como a escolha da espécie e de sua variedade e, principalmente, o preparo do solo. Como boa parte dos solos do Brasil são ácidos e de baixa fertilidade para a fruticultura, a correção e adubação da terra impactam positivamente na produção. Uma das alternativas mais eficazes para estabelecer o equilíbrio químico do solo é a utilização de fertilizantes minerais à base de sulfato de cálcio (gesso agrícola), que oferecem uma base nutricional superior para a planta.

Alguns experimentos têm comprado a eficácia da utilização do gesso agrícola no solo, especialmente na forma granulada. A SulGesso, empresa catarinense referência em fertilizantes minerais à base de gesso, vem demonstrando os benefícios e resultados atingidos por fruticultores em todo o país, com o produto SulfaCal, o gesso agrícola granulado. O produto é uma fonte de cálcio e enxofre mais acessível e é também 150 vezes mais solúvel que o calcário, atuando em várias camadas do solo e melhorando o ambiente para as raízes. O SulfaCal vem sendo utilizado nos mais diferentes tipos de pomares e os resultados comprovam sua eficácia, tanto na qualidade da planta e fruto, quanto em produtividade.

O engenheiro agrônomo e especialista em solo Eduardo Silva e Silva afirma que, no processo de absorção de nutrientes, frutícolas de clima tropical e de clima temperado, em sua maioria, apresentam o cálcio como segundo ou terceiro nutriente mais importante. Como culturas tropicais podemos citar o citros, o café e a banana e, como culturas de clima temperado, se destacam a maçã, a uva e o pêssego.

“O enxofre, em diversas frutícolas, é mais demandado que o fósforo e o magnésio, figurando como quarto nutriente mais importante nos pomares. Desse modo, o sulfato de cálcio – gesso agrícola – é considerado uma tecnologia de nutrição de planta e condicionamento de solo, tornando-se uma excelente solução para os pomares, que buscam manter ou elevar seus patamares de produtividade, sem perder qualidade. A forma granulada do produto facilita a aplicação e ainda potencializa o ganho do produtor”, explica Silva e Silva.

Na Serra gaúcha, no município de Caxias do Sul, numa das maiores regiões produtoras de maçã do estado, o produtor Moisés André Antonioli dedica 12 hectares para o cultivo de maçãs. Neste espaço, após constatar com análise de solo um nível elevado de alumínio, ele utilizou cerca de 350 kg de SulfaCal por hectare para fazer a adubação. “No fruto tinha algumas doenças com relação à deficiência de cálcio, e usando o gesso melhorou bastante. Quase zeramos os problemas por falta de cálcio e na análise de solo constatamos um aumento de cálcio no solo e quase zerou o alumínio. Deu resultados no solo e nas frutas também, a qualidade do fruto aumentou muito, deu firmeza para a poupa”, conta o produtor.

O cálcio, de modo geral, ao nível de frutos confere consistência à polpa e promove os seguintes benefícios:

  • redução nas alterações nos tecidos da polpa dos furtos, pela formação de pontos necróticos
  • Redução da vulnerabilidade às doenças de pós-colheita, devido à formação de cascas mais resistentes
  • Redução no aparecimento de manchas e rachaduras
  • Promoção de benefícios às propriedades organolépticas dos frutos
  • Elevação da qualidade da planta e do fruto, principalmente no pós-colheita

Já o enxofre:

  • neutraliza o alumínio tóxico quebrando a barreira química do enraizamento
  • melhora a retenção de frutos
  • Aumenta o número de frutos por planta
  • Confere equilíbrio entre acidez e açúcares dos frutos, conferindo-lhes sabor

Na sua ausência além de sintomas nas folhas como cloroses e necroses, os frutos com pouco enxofre podem ter seu crescimento comprometido.

maxresdefault.jpg
Solo e plantas bem nutridas com cálcio e enxofre auxiliam diretamente na qualidade e produção dos pomares
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s