por Jayme Vasconcellos*
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas reuniu, em Brasília, gestores e equipes técnicas dos mais de cinco mil municípios do país. O objetivo do evento foi fortalecer o pacto federativo e impulsionar a governança municipal, fazendo com que as políticas públicas sejam potencializadas e acessadas pelos governantes em prol da população.
O Governo Federal, por meio de seus ministérios, agências de fomento e bancos de desenvolvimento, apresentou projetos e linhas de financiamento para as delegações.
“Estamos conseguindo fazer ótimos contatos com o Governo Federal, principalmente em áreas que os municípios não dominam muito, como no caso das parcerias público-privadas, para que a gente consiga aplicar esse tipo de política pública em nossos municípios”, afirmou Cleinils da Silva, prefeito de Gravatal (SC).
Eixos temáticos
As atividades foram divididas em seis eixos temáticos: Boa Governança, Sistemas Informatizados e Serviços; Programa e Ações do Governo Federal; Governança Climática; Assistência Técnica – Transferências Governamentais; Lideranças Femininas; Pacto Federativo Brasileiro. “Queremos, com o apoio dos municípios, identificar onde é necessário investir. Nossa prioridade é a população e suas demandas”, disse Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Para Salma Bahia, vice-prefeita de Senador Canedo (GO), a participação no encontro reforça o compromisso da cidade com a modernização da gestão municipal. “Esse evento nos proporciona acesso a conhecimentos fundamentais para a administração pública. Além disso, é uma oportunidade única para trocar experiências com outros gestores e conhecer as iniciativas do governo federal que podem beneficiar diretamente nossa cidade”, destacou.
Ministério da Agricultura
O Ministério da Agricultura e Pecuária apresentou aos prefeitos equipamentos como tratores, retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras e caminhões, que podem ser disponibilizados para as prefeituras.
Especialistas esclareceram dúvidas e forneceram orientações sobre as melhores práticas de utilização do maquinário, especialmente no que se refere às políticas de mecanização agrícola e à recuperação de estradas vicinais, fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a modernização do setor agropecuário no país.
É o caso do município de Baliza, em Goiás. O prefeito Neguinho da Areia, do PDT, falou das demandas para atender o segundo maior assentamento rural do país em termos de território e das dificuldades de infraestrutura, como recuperação do asfalto em estradas da cidade. “No nosso município as estradas são muito ruins. Estamos preocupados. Estamos indo atrás dos recursos”, afirmou Areia.
*Jornalista, radialista, técnico em agronegócio e editor-chefe do Agricultura e Negócios.
