Painel Telebrasil 2024 premia projetos inovadores em agronegócio, saúde e gestão pública

As equipes vencedoras dos prêmios AgroInova, SaúdeInova e Gov.Inova foram premiadas durante o encerramento do Painel Telebrasil 2024. O prêmio é uma parceria da Telebrasil com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação.

A proposta é valorizar projetos de extensão ou pesquisa elaborados por professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em três áreas de atuação: agronegócio, saúde e gestão pública.

No AgroInova, o primeiro colocado foi o projeto LARAS, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, que foi criado por alunos e utiliza inteligência artificial para melhorar a eficiência do planejamento de rotas de drones no combate às formigas cortadeiras. Eles também ganharam o prêmio destaque na votação entre os participantes do Painel Telebrasil.

O primeiro colocado no prêmio SaúdeInova foi o IOT Hospitalar. Nele, a equipe do Instituto Federal de Pernambuco propõe uma plataforma de monitoramento baseada em IoT e computação em nuvem para aprimorar segurança e bem-estar de ambientes hospitalares.  Eles também venceram o prêmio destaque do SaúdeInova.

E no Gov.Inova o projeto que venceu a premiação foi o SIGESTur. O projeto do Instituto Federal de São Paulo é um sistema de gestão de destinos turísticos que pode ser aplicado por órgãos governamentais, prefeituras e governos estaduais. Na categoria Gov.Inova, o prêmio destaque, eleito pelo público do Painel, foi para o Microverdes: Riqueza Mineral. Desenvolvido no Instituto Federal de Santa Catarina, o projeto aborda técnicas laboratoriais que ajudam no planejamento de práticas agrícolas urbanas sustentáveis com o projeto de análise da composição mineral dos microverdes.

Foto: Jayme Vasconcellos / Vasconcellos & Associados

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.