A deputada federal Amália Barros (PL-MT) morreu aos 39 anos, em decorrência de complicações após procedimento cirúrgico. Amália estava internada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde o dia 1º de maio, quando realizou uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas.
No sábado (11), por volta das 17h, a equipe de Amália divulgou uma nota informando que ela passaria por nova cirurgia para tratar complicações no fígado. Na madrugada deste domingo (12), publicaram um novo comunicado sobre o falecimento da deputada. Na última quinta-feira (9), a parlamentar já havia passado por um procedimento adicional de radiointervenção e ficou em estado grave.
Trajetória
Amália foi eleita deputada federal em Mato Grosso, em 2022. Ela ainda era vice-presidente do PL Mulher nacional e chegou a participar de comissões dos Direitos da Mulher, da Educação na Câmara dos Deputados, e da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A parlamentar não tinha o olho esquerdo, que perdeu aos 20 anos devido a uma toxoplasmose.
