com informações da Agrishow
Os silos e demais sistemas de armazenagem são ambientes onde é praticamente impossível eliminar totalmente os riscos de explosões e demais acidentes, pois as pequenas partículas de grãos suspensas no ar ocorrem constantemente. “Nas unidades armazenadoras temos pó em suspensão que são produzidos do contato dos grãos com os grãos e para acontecer uma explosão necessitamos de combustível (o pó), oxigênio e ponto de ignição, que sempre temos nas unidades”, afirma Adriano Mallet, diretor técnico da Agrocult.
Exatamente por isso, é imprescindível adotar uma série de medidas e cuidados para tornar os acidentes com silos e armazéns graneleiros os menores possíveis.
1. Uso de todos os EPIs durante o trabalho nestes ambientes, como capacete de segurança, botina, respirador, cinto de segurança e luvas de proteção, assim como placas de identificação dos pontos de riscos.
2. Uso de EPCs requisitados pela NR-6, como ventilador/insuflador de ar, rádio para comunicação e lanternas apropriadas.
3. Uso de plataformas para acessar pontos específicos dentro dos silos e armazéns graneleiros.
4. Adoção de aparelhos de medição de gases para análise dos espaços confinados. A partir de sensores é possível medir e indicar a concentração de gases nocivos existentes nos ambientes, alertando o trabalhador para riscos à saúde.
5. Adoção da ventilação natural, essencial para a remoção dos gases e pó, impedindo que a concentração destes se eleve e aumente o risco de explosão.
6. Adoção da ventilação artificial, representada pelo uso de um bom sistema de exaustão. Essa é a solução ideal para reduzir a poeira nas unidades armazenadoras.
7. Realização dos processos e limpeza e manutenção periódicas.
8. Treinamento constante, com a prática dos procedimentos recomendados pelos técnicos de segurança e exigido pela NR-33
Por fim, Mallet salienta que é extremamente importante que as unidades armazenadoras promovam a instalação de equipamentos para reduzir ao máximo os riscos. “Continuamente estamos recebendo notícias de sinistros em muitas unidades armazenadoras. Isso exige total atenção para com todas as medidas de segurança para trabalhar nestes ambientes”, finaliza.
